quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROJETO

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DA CULTURA
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSÉ PÔRTO DE QUEIRÓS
ENSINO FUNDAMENTAL




REFORÇANDO OS ALUNOS COM DIFICULDADE
DE LEITURA E ESCRITA NO 2º E 3º ANOS




ITAÚ – RN
MAIO/2011
SUMÁRIO




1 - JUSTIFICATIVA


2 – OBJETIVOS


2.1 - Geral
2.2 – Específicos


3 – METODOLOGIA


4 – AVALIAÇÃO.






1 – JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais, o processo de leitura e escrita tem sido tarefa quase que exclusivamente da escola. Essa atribuição legada a escola, torna-se um desafio para os anos iniciais, uma vez que ler e escrever são os meios básicos para a formação desses educando.
No entanto, sabemos que o alto índice de repetência e fracasso escolar está ligado às dificuldades que a escola tem hoje em alfabetizar os seus alunos ainda nos anos iniciais.
Diante do que foi exposto e do baixo desempenho constatado no processo de aquisição de leitura e escrita no 2º e 3º anos, da Escola Municipal Professor José Pôrto de Queirós, sentimos a necessidade de desenvolver o projeto: Reforçando os alunos com dificuldade de leitura e escrita no 2º e 3º anos, objetivando desenvolver suas habilidades cognitivas de leitura e escrita.





2 – OBJETIVOS

GERAL:

● Desenvolver nos alunos do 2º e 3º anos a capacidade de leitura e escrita,

ESPECIFICOS:

Oferecer diariamente reforços individuais de leitura e escrita aos alunos em sala de aula juntamente com o professor regente;
Ler livros infantis com os alunos de maneira individualizada:
Trabalhar textos diversificados visando a aquisição da aprendizagem de leitura;
Aperfeiçoar a expressão oral e escrita dos alunos.



3 – METODOLOGIA

Trabalhar música fazendo uso de aparelho de som;
Fazer pesquisa de música na internet;
Trabalhar música com data show;
Ler pequenos textos com os alunos que apresentam deficiência;
Desenvolver atividades de leitura através do alfabeto móvel;
Escrever palavras e frases fazendo uso das histórias e textos trabalhados em sala de aula;
Ditado de palavras dos textos/histórias que são trabalhadas com os mesmos.



4 – AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto acontecerá ao final do 2º bimestre, mediante o avanço dos alunos na aquisição da leitura e escrita


ALUNOS CURSISTAS




MARIA GILVA MAIA MARTINS DEMARTELAERE
MARIA DO CARMO SOARES DE FREITAS MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário